Apr 16

Técnicas de Limpeza e Desinfeção de Espaços Públicos e Industriais

 8h

Objectivos
• Melhorar da qualidade dos serviços de limpeza e desinfeção nos espaços públicos e unidades industriais. • Fornecimento de conhecimentos e conceitos básicos sobre infeção, fatores e vias de
contaminação
• Reconhecer medidas gerais de controlo de infeção no ambiente.
• Estabelecer critérios para equipamentos e produtos.
• Estabelecer regras de higienização e aspetos específicos dos protocolos de limpeza e desinfeção de acordo com as diferentes áreas setoriais.
Transmitir formação e treino em controlo de infeção, reforçar a capacidade de resposta e dotar os participantes com conhecimentos para a elaboração e implementação de Planos de
Prevenção e Controlo de Infeção, responsabilizando-nos para o papel a desempenhar para minimizar o impacto da sobrevivência de microrganismos patogénicos nos ambientes.
Enquadramento
A limpeza e desinfeção dos espaços públicos e unidades industriais, são procedimentoS fundamentais para o controlo da qualidade do ambiente, de forma a prevenir e minimizar a propagação de infeções que lhes possam estar associadas, tal como o novo coronavírus.
O controlo da infeção exige um conjunto de medidas para reduzir o risco da sua ocorrência, sendo que as normas têm de corresponder a realidade de cada local.
A transmissão cruzada de infeção induzida pelas pessoas e pelas suas práticas assumem um papel importante no contexto do aparecimento de infeções. A higienização do ambiente e a
higiene e comportamento individual são das medidas de prevenção e controlo mais eficazes para quebrar a cadeia epidemiológica, sendo reconhecidas como formas de manter o ambiente biologicamente seguro, permitindo reduzir a carga microbiana ambiental e prevenindo a transmissão cruzada de agentes biológicos nocivos e infeções associadas (bactérias, fungos,
parasitas e vírus).
Os conteúdos programáticos foram realizados baseando-se em orientações com provas científicas de suporte à implementação de programas de prevenção e controlo de infeção, incluindo todas as normas e orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), incluindo para o novo coronavírus.
Material de Apoio / Metodologias
A formação irá decorrer em e-learning com recurso às ferramentas da google (meeting, drive, calendar e classroom).
A equipa formativa é constituída por um formador devidamente credenciado e qualificado especializados na área, pertencente à bolsa de formadores externa da Universidade da Beira Interior, e colaborador da Empresa BAU.
Observações
Link a disponibilizar posteriormente
Área de formação
Serviços de Saúde Pública
Local onde a ação decorre
 Local

EXTERIOR

 Código postal

 Morada

Data início da ação
 Horário

16-04-2020 - 17-04-2020

Horário
14:00-18:00
Preço
 Preço

95,00 €