Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN)


Objectivos
- Atender às necessidades de formação especializada em natação (ensino e treino nas diferentes vertentes) e em áreas emergentes de atuação em atividades aquáticas, designadamente de manutenção da condição física.

- Contribuir para a melhoria das competências técnicas dos técnicos de natação nos diferentes âmbitos de intervenção (ensino e treino nas diferentes vertentes), dos gestores infraestruturas aquáticas, dos diretores técnicos de clubes e associações desportivas e dos técnicos de exercício físico aquático.

- Proporcionar um espaço de divulgação de informação técnica e científica, em particular no que se refere à investigação produzia por estudantes universitários na sua aplicação à natação e às atividades aquáticas.
Regime de Avaliação dos Formandos:

Realização e apresentação de um trabalho escrito sobre o tema principal da Ação.
As notas a atribuir aos formandos nos certificados de formação, serão numa escala de 1 a 10 valores.
Classificação final a atribuir na escala de 1 a 10 valores conforme as orientações da circular conjunta do CCPFC e da DGRHE.

Forma de Avaliação da ação:

No final da ação são disponibilizados através de uma plataforma inquéritos preparados pelo Centro de Formação para o efeito.

Bibliografia Fundamental:

Atendendo à tipologia da ação (congresso) e ao número de sessões previstas, a bibliografa fundamental é demasiado variada e extensa.
De qualquer forma, está prevista a publicação dos resumos das conferências dos oradores convidados na recém criada revista Aqualusa
(https://fpnatacao.pt/aqualusa.php) e os resumos das comunicações orais livres como suplemento na revista Motricidade (http://revistas.rcaap.pt/motricidade), indexada em variadas bases de dados científicas.
Enquadramento
Odivelas, Cidade Europeia do Desporto, sediará o 43.º Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), de 1 a 2 de maio de 2020.
Este congresso anual é a principalação prevista no plano anual de atividades da APTN e é uma das referências nacionais na formação detécnicos de desporto, mobilizando centenas de participantes em várias sessões de formação, reflexão e partilha de boas práticas sobre a intervenção profissional do técnico de natação. Esta edicão, coorganizada com a Câmara Municipal de Odivelas, prevê as habituais sessões plenárias, paralelas, mesas-redondas e workshops nas áreas alvo de formação da APTN.
Em ano de Jogos Olímpicos, a área do treino desportivo terá especial realce, pelo que aguardamos com expectativa a participação de vários especialistas nacionais e internacionais.
Na sequência das últimas edições, continuaremos a discussão sobre o desenvolvimento e a promoção da competência aquática, em particular junto da população maisjovem.
O programa contemplará ainda o habitual painel de comunicações orais livres, enquanto contributo da APTN para a disseminação da investigação científica aplicada em Portugal.
Material de Apoio / Metodologias
As matérias relativas aos conteúdos serão ministradas em espaço de sala de aula, com aulas teóricas e em espaço de piscina, com aulas teórico/práticas.
Área de formação
Desporto